O Novo Basquete Brasil (NBB), primeira competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) vive um momento de expectativa quanto ao futuro da modalidade no país, e conta com trabalhos fora das quadras para estimular a regionalização. Com ações que vão desde programas de sócio-torcedores a projetos sociais, os clubes vem empolgando seus fãs. O projeto mais impressionante é o do Vivo/Franca, que consegue se manter, em grande parte, pelo apoio de cerca de mil cidadãos que contribuem mensalmente, em três categorias. A força, que existe em grande parte pela penetração do basquete na população local, mantém os quase 6 mil lugares do ginásio Pedrocão lotados. ?Até o fim do ano queremos chegar a dois mil sócios. Os torcedores que pagam há mais tempo ganham almoço com os jogadores. A torcida é fundamental, ainda mais aqui em Franca. Temos um público vibrante e que participa o jogo todo?, disse Hélio Rubens, técnico do Vivo/Franca. Além do aspecto esportivo, que é beneficiado pela presença maciça, o lado financeiro também pode entrar na conta. Isso porque a participação regular da torcida estimula empresas a patrocinarem o time. Este foi o caso da Vivo, que aproveitou a força do basquete na região para promover sua entrada no mercado de telefonia local. Outros exemplos, porém, vão ainda mais longe. Além de lotarem os estádios, os fãs podem representar uma ação social que traz, ao time e ao patrocinador, um recall de marca como agente influente no processo. ?Nós temos um grande envolvimento com a comunidade, por meio de projetos sociais como o Cesta Mágica. Nesses núcleos, nós fazemos basquete recreativo com mais de mil crianças, com a presença de monitores?, disse Rodrigo Coube, presidente do GRSA/Itabom/Bauru. Esse tipo de estratégia ainda é complementada por ações de marketing efetivas nos jogos da equipe profissional. O dragão, mascote do Bauru, se faz presente nos intervalos, com sorteios de brindes da Itabom, Bauru Vídeos e Sky.
Ações de mkt turbinam público do NBB
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