O intuito do Atlético Paranaense em Ponta Grossa é captar novos torcedores, consumidores em potencial de produtos licenciados ou planos de associação. A campanha “Atlético, Paranaense igual a você”, entretanto, tem gerado rejeição entre moradores da cidade.
O principal problema é a existência de razoável número de torcedores do Operário no local. “Acho o fim da picada”, relatou Carlos Iurk, presidente do clube, ao site “ParanáOnline”. “Onde tem time, não deveriam ir, porque ninguém gosta que invadam sua área”.
O movimento contrário às investidas do Atlético-PR também já aconteceram com o Coritiba, que também busca novos torcedores no interior do Estado do Paraná. O mascote Vô Coxa, enquanto tentava agradar crianças e adolescentes, era hostilizado pela torcida local.
“A leitura do torcedor é que, à medida em que essas campanhas são feitas, existe uma tentativa de retirar torcedores do time local”, explica André Capraro, doutor em história do futebol. “Ocorreria o mesmo se Corinthians ou Flamengo fizessem campanha em Curitiba”.