A pré-temporada está chegando ao fim no futebol brasileiro, e os estádios começam a receber público após o período de férias dos jogadores. Para conquistar os torcedores, ainda pouco interessados em partidas que pouco valem, os clubes têm apostado em grandes festas para abrir o ano.
Nesta quarta-feira, o Corinthians entrará em campo em seu estádio em um amistoso contra a Ferroviária, e já anunciou uma série de ações para atrair torcedores à partida de apelo mínimo. O evento terá o rapper Rappin Hood de “mestre de cerimônias” e terá o desfile de jogadores do futsal, campeões brasileiros, e sub-20, campeões da Copa São Paulo, além da presença de ídolos históricos.
O principal atrativo, no entanto, será o jogo de luzes planejado para apresentar o elenco que disputará a temporada deste ano. A ideia é fazer uma festa a cada jogador que entrar em campo para o amistoso.
No último fim de semana, o Santos já havia apostada na mesma estratégia. O time enfrentou o Kenitra, do Marrocos, e fez uma série de ações no Pacaembu, palco escolhido para o jogo. Houve desfile para apresentar os novos uniformes, exibição de um enorme “bandeirão” na torcida e até o cantor Chitãozinho para cantar “Parabéns” a São Paulo e a Santos.
O único problema foi o público presente, abaixo do esperado: foram apenas 10 mil pagantes na arena. O Corinthians, por sinal, também não deverá ter casa cheia. Para o jogo contra a Ferroviária, alguns setores do estádio nem foram abertos, mesmo com ingressos que partiam de R$ 10.
Esse não deverá ser o caso do Botafogo, que fará uma partida com mais apelo; será a estreia do time na Libertadores. Nesta quarta-feira, o time enfrenta o Colo-Colo, com expectativa de levar mais de 40 mil pessoas ao estádio. Para isso, não abriu mão de uma série de ações.
No Nilton Santos, o Engenhão, haverá promoção de cerveja, exibição de filmes, “brindes surpresas”, conteúdo interativo no telão e mosaico nas arquibancadas. Antes da partida, também haverá uma apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.
Outra novidade do Botafogo, que neste ano redesenhou o Engenhão com as cores do time, será a abertura da loja oficial do time no estádio. Inclusive com uma série de quiosques espalhados pelas arquibancadas.