A primeira divisão do Campeonato Italiano encerrou negociações sobre a divisão da verba obtida por meio da venda dos direitos televisivos. Após meses de conversas, as principais equipes do país decidiram remodelar a maneira como esse dinheiro é repartido.
De um lado, havia cinco equipes – Juventus, Milan, Internazionale, Roma e Napoli. De outro, todo o resto do campeonato. Agora, a verba, em torno de 200 milhões de euros, será dividida de acordo com o tamanho da torcida de cada clube e com índices de audiência.
A diferença é que, dessa vez, os índices de audiência terão redução significativa em relação ao peso nessa conta. Essa foi a maneira que o quinteto encontrou para acalmar e fazer com que os outros 15 clubes não fizessem com que o campeonato entrasse em colapso.
Outra alteração importante será o envio da licitação para a venda dos direitos televisivos a órgãos antitruste italianos, de modo que o governo terá de aprová-la antes que liga e agência responsável pela venda, Infront Sports & Media, possam iniciar negociações.
O último movimento é similar ao que o Clube dos 13 tentou criar no Brasil, ao pedir para que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovasse a licitação da venda de direitos da primeira divisão. Entretanto, a ideia fez com que a entidade, atualmente quase extinta, perdesse força política entre dirigentes brasileiros.