O acordo de patrocínio da Brahma com o ex-jogador Ronaldo vai render a um jogador de futebol de várzea um ano de contrato para atuar pelo Fort Lauderdale Strikers, time que tem Ronaldo como sócio e atua na NASL, liga de futebol dos Estados Unidos.
A parceria entre a Ambev e o ex-jogador é uma das formas de incentivar a campanha de construção e reforma de campos de futebol em periferias e favelas do país, no projeto “Viva o Campinho”, lançado pela Brahma como legado da Copa do Mundo 2014.
A cada campo reformado pela marca de cerveja (o projeto prevê reformar 300 campos até 2018), uma partida de futebol é realizada. Nela, olheiros observam e escolhem um atleta daquele jogo. Ao final do ano, os selecionados nas peneiras passarão por uma última prova. Um deles será contratado por um ano pelo Strikers.
No próximo dia 19 de setembro, a Brahma promoverá a entrega de um campo no Jardim Maria Helena, em São Paulo. Na ocasião, o jogo inaugural terá o terceiro escolhido para a peneira do Strikers.
A gestão do projeto do “Campinho” está a cargo da agência Octagon, que também é responsável pela contratação de alguns dos olheiros que observam os atletas.
Tendo Ronaldo como “padrinho”, o projeto de reforma dos campos faz parte da plataforma “Futebol Melhor” da Brahma, que envolve ainda o programa que reúne os projetos de sócios-torcedores de meia centena de clubes de futebol do país e reúne mais de 1 milhão de torcedores.
Quando inaugurou o programa de reforma dos campinhos, Ronaldo comentou que esperava que o projeto ajudasse a formar “muitos fenômenos em breve”.
Diretor de marketing da Brahma e responsável pela idealização do “Viva o Campinho”, Marcelo Tucci diz que o programa transcende o futebol: “o campinho tem um papel social e de auto-estima que vai muito além do futebol”.