Adidas anuncia fechamento de 200 lojas na Rússia

~Jogadores da Rússia, cuja fornecedora é a Adidas, festejam gol

A desvalorização do rublo e a crise econômica que assola a Rússia fez mais uma vítima. A Adidas decidiu fechar 200 lojas no país. O número representa 20% do total de lojas da empresa de material esportiva no país-sede da Copa do Mundo de 2018. A decisão é ainda mais impactante pelo fato de a Adidas também ser a fornecedora oficial da seleção russa de futebol.

A crise russa é resultado direto das sanções econômicas impostas pela comunidade internacional por conta da intervenção na Ucrânia aliada à queda do petróleo.

O rublo caiu quase 40% em relação ao dólar em seis meses. Já a inflação disparou, e a previsão é de queda de 5% do PIB em 2015. Todo esse quadro econômico levou a Adidas a tomar a decisão drástica.

“Sendo líder do mercado, fomos particularmente afetados pela crise econômica e pela queda no consumo”, afirmou Herbert Hainer, CEO da empresa, em comunicado oficial.

O lucro líquido da companhia em 2014 foi de € 650 milhões, cerca de um terço abaixo da meta. A Adidas não é a primeira marca internacional a reduzir o tamanho de suas operações na Rússia. Marcas de roupas como Esprit e River Island anunciaram que vão deixar o país.

 

Sair da versão mobile