O Porta dos Fundos, canal de humor no YouTube que conta com mais de 10 milhões de inscritos, fez a divulgação do novo uniforme do Flamengo, produzido pela Adidas. O vídeo, no entanto, não foi uma encomenda paga da empresa, modelo de negócio usado recorrentemente pelo grupo de comediantes. O pedido foi da própria produção.
Segundo a Adidas e o Porta dos Fundos contaram à Máquina do Esporte, a conversa surgiu há algumas semanas, quando o grupo de humor procurou a empresa para que os uniformes do Flamengo fossem cedidos para uma gravação. Como a data prevista para lançar o filme coincidia com o lançamento do novo uniforme, a empresa resolveu apostar.
Com a promessa de que nada seria alterado na camisa do Flamengo, a Adidas cedeu os uniformes ao grupo e ainda intermediou para que a Gávea fosse usada nas gravações. O clube, por sua vez, apenas deu autorização do uso da marca ao seu patrocinador.
Mas, o que se viu no vídeo lançado na quinta-feira foi pouco delicado. Ainda que o filme tenha tido boa visualização, o conteúdo foi uma brincadeira com o histórico rival Botafogo. O grupo de humor satirizou o patrocínio da Casa & Vídeo, que exibia preços de produtos na camisa alvinegra, fechado com o time para alguns jogos deste ano.
O filme mostrou a camisa do Botafogo usada como classificados, enquanto o jogador do time fazia propagandas ao colega do Flamengo. A camisa rubro-negra, conforme o combinado, não tem nenhuma alteração.
Tanto a Adidas quanto o Flamengo negaram que o conteúdo fosse conhecido antes. Segundo a marca alemã, apenas as camisas foram cedidas ao Porta dos Fundos. Ainda assim, empresa e clube divulgaram o novo uniforme no Twitter com uma foto do comediante João Vicente Castro.