Adidas e Basf criam tênis que libera energia a atleta

Velocista jamaicano Yohan Blake foi astro de lançamento

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A Adidas apresentou na manhã desta quarta-feira, em Nova York, seu principal lançamento para o mercado de corrida. O tênis Boost, criado em parceria com a empresa química Basf, promete dar mais energia para o atleta no momento em que ocorre a pisada durante a corrida. 

“Entre todos os tênis de corrida existentes hoje no mercado, o Boost te dá a maior energia de volta [no momento da pisada]. Quando você treina para uma maratona ou faz o seu treino de corrida, nenhum tênis te dá o retorno de energia como o Boost”, exemplificou durante a apresentação do produto James Carnes, diretor criativo de sports performance da Adidas.

Segundo a empresa alemã, o segredo são microcápsulas que formam o solado do calçado. Elas absorvem a energia do impacto da pisada e liberam de volta para o pé do atleta essa energia. Com isso, há um ganho de performance do corredor. 

“Um de nossos atletas disse que a sensação ao colocar os tênis foi como se algo vivo estivesse dentro do calçado”, disse Carnes. 

Na apresentação do produto, o maratonista Haile Gebrselassie, etíope considerado um dos melhores fundistas da história e patrocinado pela marca, brincou sobre a sensação de ter calçado o tênis pela primeira vez.

“Acho que estava no Japão quando vesti o Boost pela primeira vez. Logo depois de dar alguns passos, perguntei o que havia dentro do tênis. A questão agora é saber quando será estabelecido o novo recorde mundial. E se esse tênis é legal ou não”, brincou o ex-atleta, que bateu 27 recordes mundias entre dist”ncias que vão dos 3.000m à maratona. 

Eric Liedtke, diretor de sports performance da Adidas, foi além na comparação que fez do novo tênis. Para ele, o uso da tecnologia de EVA, que dominou os solados dos calçados praticamente nos últimos 20 anos, está com os dias contados.

“Nós queremos colocar a tecnologia boost em todos os nossos calçados de corrida nos anos de 2014 e 2015. Além disso queremos colocar nos tênis de basquete. Ele é uma revolução para a indústria. Veremos em breve que o EVA ficará obsoleto”, disse o executivo.

A nova tecnologia é a aposta da Adidas para voltar a ser influente no mercado de corrida. Um dos principais segmentos dentro das fabricantes de materiais esportivos, a corrida tem sido dominada pelas japonesas Asics e Mizuno ao longo dos tempos. Recentemente, a Nike conseguiu fazer barulho ao desenvolver o Nike+, sistema que monitora o treino das pessoas e dá informações sobre o exercício praticado, como dist”ncia percorrida e velocidade alcançada.

A Adidas, mesmo tendo desenvolvido sistema similar, o MiCoach, ainda ficou à margem do mercado. Agora, a aposta é que o Boost dê, como diz o próprio conceito da campanha da fabricante alemã, mais energia para a companhia alemã no mercado. 

Veja abaixo o vídeo usado pela marca para promover a nova tecnologia.

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