A Adidas mantém amplo domínio em relação à concorrente Nike entre as seleções que disputam a Copa América do Chile, que começa nesta quinta-feira. A empresa alemã é a fornecedora de material esportivo de cinco dos 12 países que disputam a competição.
Argentina, Colômbia, México, Paraguai e Venezuela vestem Adidas. A Nike, por sua vez, só mantém contrato com a seleção brasileira. A multinacional dos Estados Unidos, porém, só espera o final da competição no Chile para vestir justamente a seleção da casa.
O acordo foi assinado em abril, após a Nike vencer concorrência acirrada com Puma, Adidas e Under Armour. Pelo privilégio de estampar seu logo na camisa vermelha do Chile, a empresa irá desembolsar US$ 30 milhões por quatro anos de compromisso.
Por enquanto, o time de Valdivia e Alexis Sánchez seguirá usando Puma, cujo contrato termina em agosto. A empresa alemã também mantém parceria com o Uruguai.
Única empresa da América do Sul a vestir uma seleção do continente, a Marathon é a fornecedora de material esportivo de Equador e Bolívia. A firma equatoriana mantém contrato com a seleção nacional há 21 anos, em uma das parcerias mais longevas do mundo.
Outras empresas marcam presença na competição chilena. A inglesa Umbro é a fornecedora de material esportivo do Peru. A única empresa asiática presente na Copa América é a Romai, fornecedora da Jamaica. A empresa dos Emirados Árabes também mantém contrato com Bahrein e Palestina.