Adidas e Nike podem ter briga por LeBron

A luta entre Adidas e Nike pelo mercado de fabricação de material esportivo tem um novo foco: LeBron James, jogador do Cleveland Cavaliers, eleito o jogador mais valioso da temporada regular da NBA em 2009. O contrato dele com a marca norte-americana termina no fim da próxima edição da liga de basquete, e os alemães podem entrar nessa briga. Atualmente, LeBron é o principal rosto da Nike para o basquete. Seu contrato com a empresa dos Estados Unidos começou quando ele ainda estava no colegial e rende US$ 13 milhões (R$ 23,66 milhões) por ano ao atleta. O problema é que esse valor foi estipulado em virtude do potencial de LeBron James, que desde cedo era apontado como um futuro fenômeno do basquete local. E a despeito de o jogador ter se firmado como uma das estrelas da liga, isso ainda não se refletiu nas vendas. LeBron recebe como estrela de primeira linha da Nike, mas ainda responde por uma porcentagem pequena das vendas da companhia. A linha de produtos do já aposentado Michael Jordan representa 92,8% dos tênis de basquete que a marca comercializa. A linha de Jordan ainda é impulsionada por uma série de jogadores em atividade ? na próxima temporada, por exemplo, Dwayne Wade deve começar a usar tênis do ídolo. O problema, portanto, é quanto a Nike vai oferecer para LeBron. Como as negociações ainda não começaram, a proposta não passa de especulação. Mas para a rede de comunicação NBC, por exemplo, a expectativa é que a marca norte-americana reduza o valor desembolsado atualmente. Isso abriria espaço para uma oferta da Adidas. A marca alemã tem como principal nome no basquete norte-americano atualmente o jogador Kevin Garnett, que é mais velho do que LeBron. Além disso, o mercado dos Estados Unidos, casa da rival, é considerado estrategicamente importante. O fato é que LeBron terá, no fim da próxima temporada, a possibilidade de escolher a marca de seu material esportivo pela primeira vez como profissional. Resta saber como as marcas reagirão a isso.

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