Adidas inova, e público escolhe nome da bola de 2014

Torcedor pode votar no site www.nomedabola2014.com.br - Crédito Divulgação

Torcedor pode votar no site www.nomedabola2014.com.br – Crédito Divulgação

Após diversas manifestações e campanhas, a Adidas decidiu inovar e permitir aos torcedores que escolham o nome da bola que será utilizada na Copa do Mundo do Brasil, em 2014.

Por meio do site www.nomedabola2014.com.br, a empresa alemã permite ao público escolher entre três possíveis nomes para o modelo que será feito exclusivamente para o Mundial. As opções são: “Bossa Nova”, “Brazuca” e “Carnavalesca”. A votação estará aberta pelas próximas três semanas, até o dia 2 de setembro.

Esta é a primeira vez que o nome da bola será escolhido pelo público. A Adidas afirma que fez diversas pesquisas em todo o país em busca de sugestões e dados que permitissem escolher as opções ideais para nomear a esférica de forma que tivesse relação com a cultura e o povo brasileiro.

Apesar da nova maneira democrática de escolha do nome, a votação já causa polêmica, principalmente nas redes sociais, onde havia se tornado muito forte a campanha para que “Gorduchinha”, uma homenagem ao famoso bordão do locutor Osmar Santos, fosse o nome da bola para a Copa no país.

Santos foi um dos maiores locutores e narradores esportivos da história do rádio e da televisão brasileira, criando frases que se tornariam famosas, como “Ripa na chulipa” e a própria “Pimba na Gorduchinha”. Após um acidente de carro na década de 90, o narrador sofreu diversas lesões cerebrais que limitam seus movimentos até os dias de hoje.

A campanha “Gorduchinha 2014” ganhou o apoio de diversas personalidades, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e os apresentadores de televisão Fausto Silva e Jô Soares, além de ex-atletas como o capitão do pentacampeonato brasileiro, Cafu e o tenista Gustavo Kuerten.

Após o anuncio da Adidas, um grande número de torcedores tem se manifestados nas redes sociais pedindo a inclusão do nome “Gorduchinha” como uma das opções de voto na enquete da marca alemã.

A Adidas produz as bolas oficiais da Copa desde a edição de 1970, no México, onde foi utilizada a Telstar. Daí em diante, diversos modelos foram fabricados para cada uma das edições do torneio, incluindo as famosas Tango e Jabulani, bola do último mundial realizado na África do Sul. 

Sair da versão mobile