Adidas inverte lógica e usa clubes para auto-homenagem

A Adidas decidiu inverter a lógica na relação que geralmente as marcas esportivas possuem com os clubes patrocinados. A marca alemã usará os times com os quais tem contrato na América Latina para prestar uma homenagem à própria história da empresa, que neste ano completa 70 anos.

Com modelos idênticos, apenas com cores diferentes, Flamengo e São Paulo foram os primeiros a inaugurar a homenagem. Nesta semana, os dois times passaram a usar a camisa que é praticamente uma réplica daquela utilizada pela seleção da Alemanha na Copa do Mundo de 2018 e que já era uma releitura do uniforme que foi usado pelo próprio time alemão na campanha do tri Mundial em 1990. Agora, a Adidas afirma que todos os times da América Latina terão essa camisa.

“O novo modelo tem como inspiração a icônica camisa da seleção alemã de 90. Fiel às cores dos clubes, as camisas foram desenvolvidas para todos os times da América Latina patrocinados pela Adidas, e trazem na frente uma estampa com uma composição de listras, gola redonda e as três listras nos ombros, carregando na parte de trás o selo com o logotipo do aniversário de 70 anos”, disse a marca.

Para tentar fazer os uniformes de Flamengo e São Paulo caírem nas graças do torcedor das equipes, a marca contratou o ex-jogador Adriano, que foi ídolo nos dois clubes. Ele virou “diretor de vendas” da empresa e usou seu perfil no Instagram, que conta com mais de 5 milhões de seguidores, para mostrar as camisas.

Curiosamente, a ação só ocorre na América Latina. Nos mercados europeu e asiático, com um volume muito maior de vendas, a empresa tem homenageado a história dos próprios times nas camisas, como fez recentemente com a Juventus, em que criou um quarto uniforme que remete à tradicional camisa do time, com listras verticais, e que este ano foi deixada de lado pela marca.

Sair da versão mobile