Adidas lança miCoach para futebol e planeja expansão

Argentino Lionel Messi é o maior garoto-propaganda da F50 adizero

Argentino Lionel Messi é o maior garoto-propaganda da F50 adizero

A Adidas lançou neste mês, em evento realizado em São Paulo, uma das principais apostas da marca para o mercado de futebol. Trata-se de uma chuteira com a tecnologia miCoach, que a empresa já utilizava na corrida de rua. E logo de cara, a companhia já abriu planos para expansão imediata do projeto.

A tecnologia deve ser usada de uma forma mais ostensiva a partir de fevereiro do próximo ano. A partir de fevereiro, a plataforma terá integração com outros esportes e o aparato deve ser usado em outros modelos de chuteira.

Inicialmente, a única que possui espaço para o chip miCoach é a F50 adizero. Trata-se de uma linha focada na leveza, destinada a jogadores cuja principal característica é a velocidade.

Com o chip miCoach posicionado em uma cavidade do solado, a chuteira consegue medir essa velocidade e traçar dados estatísticos de todo o desempenho do atleta durante a atividade física.

A Adidas já começou a usar isso, por exemplo, no Campeonato Brasileiro. A marca patrocina cerca de 200 jogadores de futebol atualmente, e alguns dos que usam a F50 adizero estão fornecendo dados para que a empresa use como base de lançamento da tecnologia.

Em fevereiro, a ideia da marca é que o projeto passe a abarcar também as chuteiras Adipure e Predator. E que sejam lançados um relacionamento com outras modalidades e um aplicativo para Android – atualmente, a tecnologia é compatível apenas com iPhone.

O primeiro propósito do miCoach no futebol é oferecer aos jogadores amadores a chance de coletar dados que os profissionais conseguem com fisiologistas, preparadores físicos e profissionais responsáveis por estatísticas.

Além disso, o produto apela a aspectos como a chance de compartilhar o desempenho com amigos em redes sociais e a possibilidade de medir a evolução no desempenho físico. Outro recurso é a comparação com os números de atletas patrocinados pela marca.

A Adidas também trabalha para lançar no ano que vem um jogo derivado desses dados estatísticos. A ideia é que os dados gerados pelo miCoach gerem avatares com o potencial físico do dono do chip, e que esses personagens sejam usados em um game online de futebol.

Sair da versão mobile