Adidas lidera artilharia das marcas na Copa do Mundo

Os jogadores patrocinados pela Adidas foram os que mais balançaram as redes na Copa do Mundo. Nos primeiros 20 jogos dos torneios, 60 gols foram marcados. Desse total, 29 saíram dos pés de atletas da marca alemã. O segundo lugar na lista é da Nike, com 20 gols.

O predomínio das duas maiores empresas do segmento na tabela de artilharia se justifica. Ao todo, Nike e Adidas são as que mais vestem os pés de jogadores neste Mundial. Segundo o site “Football Boots Data Base”, dos 736 atletas que disputam a Copa, a empresa americana fornece as chuteiras de 380 (51,6% do total). Já a marca alemã conta com 269 representantes (ou 36,5%).

Os números mostram que, nesse quesito, a Adidas consegue ser mais eficiente. Foram 22 jogadores que fizeram os gols pela marca (8,2% dos patrocinados pela empresa), enquanto a Nike contou com 18 atletas como goleadores (ou 4,7% de “aproveitamento”).

A Adidas também lidera a lista dos principais goleadores da competição: o alemão Thomas Müller e os holandeses Robben e Van Persie, que foram os únicos a fazer 3 gols até agora. Já a Nike se destaca com Neymar e Mandzukic, da Croácia, ambos com dois gols.

O duelo cabeça a cabeça das duas marcas deve continuar até o final do Mundial. Do lado da Adidas, o maior trunfo, além dos artilheiros, é o argentino Lionel Messi, que estreou fazendo um gol. Já do lado da Nike, a aposta recai sobre Cristiano Ronaldo, que viu o show de Müller no jogo de abertura. Os dois foram, nos últimos anos, os principais artilheiros da Europa jogando em seus clubes.

Até mesmo no quesito gols contra a Adidas leva a melhor. Nessa hora, a Nike é quem “vence” a disputa. Dois jogadores que estavam com chuteiras da marca americana anotaram gol contra o próprio time (o zagueiro bósnio Kolasinac e o goleiro hondurenho Valladares), enquanto apenas o brasileiro Marcelo, representando a Adidas, fez um gol contra.

Curiosamente, a marca que tem o melhor aproveitamento da Copa é outra: a americana Warrior, que entrou recentemente no mercado de futebol, já conseguiu que 40% de seus jogadores patrocinados fizessem gols. Com apenas cinco atletas na competição, dois deles (o australiano Tim Cahill e o belga Fellaini) já balançaram a rede. Com a Austrália já eliminada e Cahill suspenso do próximo jogo, os americanos precisarão de um melhor desempenho do camisa 8 da Bélgica, que foi reserva no primeiro jogo da equipe.

As outras marcas que aparecem no ranking de artilharia são Puma e Mizuno, com dois gols cada. A marca alemã, aliás, é a grande decepção até agora. A empresa tem 52 atletas patrocinados. Antes da Copa, a aposta para cavar espaço na artilharia recaía sobre dois grandes astros mundiais: o colombiano Falcao Garcia, que acabou cortado por contusão, e o italiano Mario Balotelli, que fez um gol em sua estreia.  

Ao todo, a Copa do Mundo terá chuteiras de nove fabricantes de material esportivo diferentes nos gramados brasileiros. Além das cinco citadas, Concord, Lotto, Umbro e Under Armour têm jogadores patrocinados. As quatro, porém, somam apenas 13 jogadores.

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