A gigante dos materiais esportivos Adidas anunciou que continuará seu processo de expansão na China, visando as pequenas e medias cidades do país asiático, de acordo com o diretor administrativo da Adidas Group China, Colin Currie.
Em entrevista ao jornal China Daily, Currie anunciou que a empresa pretende abrir novos estabelecimentos em mais de 300 cidades chinesas que ainda não contam com lojas da marca.
“Abriremos entre 500 e 600 novos pontos de venda Adidas em pequenas cidades até o final do ano”, afirmou Currie. Ainda segundo o diretor, o avanço da companhia deve centrar-se na região oeste do país. Desde sua entrada na China, em 1997, a empresa alemã já abriu mais de 6 mil lojas no país.
Durante o primeiro trimestre de 2012, a Adidas aumentou suas vendas em 14%, chegando a 4,6 bilhões de dólares. O mercado da China tem direta relação com isso, uma vez que as vendas no país cresceram 26% no último ano, enquanto na Europa caíram 7%.
A companhia alemã tem um plano exclusivo para a nação oriental, chamado “Ruta 2015”, onde o grande objetivo é ter crescimento superior a 10% nas vendas na região pelos próximos 4 anos.
“O sucesso da Adidas pode atribuir-se a diminuição da cota de mercado da Li-Ning, sua maior rival na China. Sua estratégia à longo prazo e sua boa relação com os distribuidores fortalecem a empresa”, afirmou Guo Hongchi, chefe-executivo do portal de comércio de produtos esportivos xijie.com.
“O esporte é cada vez mais popular aqui. Nós nos sentimos otimistas sobre as perspectivas de desenvolvimento a médio e longo prazo na China”, declarou Currie.
De acordo com a consultoria norte-americana Research and Markets, graças ao crescimento de renda per capita na China, a demanda por produtos esportivos aumentou consideravelmente nos últimos anos. Em 2011, o mercado de roupas de esporte no país foi avaliado em cerca de 124,7 bilhões de yuans, o que corresponde a aproximadamente US$ 19,6 bilhões