#FinalDeTimeGrande.
Com essa hashtag, os departamentos de marketing e comunicação de Flamengo e Cruzeiro querem celebrar a final da Copa do Brasil, que será disputada nos dias 7 e 27 de setembro entre as duas equipes. O jogo de ida será no Maracanã, enquanto o jogo de volta está marcado para o Mineirão.
A ideia é publicar ações conjuntas nas quatro principais redes sociais dos dois clubes (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube) durante todo o mês de setembro. Em uma das postagens, nesta segunda-feira (4), o texto fala que a ação da final da Copa do Brasil 2017 quer “marcar uma aproximação histórica entre apaixonados pelo futebol” e pede que torcedores convidem torcedores adversários para “uma cerveja ou um suco, uma pelada ou um passeio, para comer um tutu ou uma feijoada”. No total, Flamengo e Cruzeiro somam 24 milhões de seguidores.
“A parceria tem o intuito de proporcionar uma experiência inédita nas redes sociais, promovendo um espetáculo também fora de campo, com as duas maiores torcidas do Brasil. Não tenho dúvidas de que essa ação em conjunto reafirma que a decisão é uma final de time grande”, disse Ana Flávia Nazaré, gerente de marketing do Cruzeiro.
“As redes sociais são um grande estádio virtual. Proporcionar uma experiência diferente aos torcedores dos dois clubes, com conteúdo conjunto, visando a integração dos finalistas, promove uma final histórica dentro e fora do campo”, afirmou Ricardo Taves, gerente de conteúdo do Flamengo.
Ações parecidas já ocorreram no futebol brasileiro. Em fevereiro deste ano, para celebrar os 100 anos do clássico entre os dois times, Corinthians e Palmeiras anunciaram ações conjuntas para o que chamaram de “Maior Clássico do Mundo”. Foram prometidas ativações durante o ano, como vídeos, patch nas camisas e ações com mascotes.
Em 2015, Coritiba e Atlético-PR criaram o serviço de call center “Atletiba – Uma Experiência Inesquecível”. Houve venda de planos associativos, espaços VIP e camarotes, locação de espaços corporativos e até a criação de um site. Já neste ano, os dois clubes se uniram durante o campeonato estadual e transmitiram os três jogos em que se enfrentaram pelas próprias redes sociais.
Também em 2015, Grêmio e Internacional usaram o conceito de torcida mista ao juntar 2 mil torcedores em uma torcida compartilhada em um Grenal. Já em março deste ano, os dois clubes divulgaram mensagens conjuntas nas redes sociais pela paz nos estádios antes da realização de um jogo entre eles.