Entre a elite do basquete brasileiro, representada pelos clubes que integram o Novo Basquete Brasil (NBB), principal torneio da modalidade no país, está virando praxe contratar agência de marketing esportivo para gerir o departamento de marketing. Até entre equipes que ainda não estrearam na competição, essas empresas já surgiram.
A quarta edição do campeonato deverá ter a participação das finalistas da Super Copa Brasil da temporada anterior, espécie de segunda divisão do basquete: Liga Sorocabana e Tijuca/Locanty. Ambas ainda precisam comprovar musculatura financeira à Liga Nacional de Basquete (LNB), mas já têm agências contratadas.
O Tijuca Tênis Clube, sediado no Rio de Janeiro, terá todo o marketing administrado pela Garra Marketing. A empresa foi criada pelo grupo Gaia, com atuação no setor petrolífero, para explorar o mercado brasileiro de marketing esportivo, e o basquete da equipe carioca será o primeiro projeto de expressão nacional.
“Começamos a conversar logo que o Tijuca conquistou o direito de subir para o NBB, e então ficou decidido que faremos toda a gestão do marketing do clube no basquete”, explica Romulo Macedo, gerente de marketing esportivo da Garra. O contrato firmado possui três anos de duração, com possibilidade de extensão após esse período.
A Liga Sorocabana, por sua vez, firmou acordo muito similar. A Imagem e Ação, com atuação voltada para a área de produtos licenciados e passagens pelo futebol, no qual já foi parceira do Santos em algumas atividades, será responsável por produzir e organizar todos os produtos desenvolvidos pela equipe de basquete.
Embora a captação de patrocínios siga sob a responsabilidade do clube, presidido por Rinaldo Rodrigues, a agência terá poder para criar não apenas souvenirs, como mochilas e canecas, mas o programa de sócios-torcedores do Liga Sorocabana. “Tudo isso estará pronto em breve”, conta Thiago Portiolli, diretor da Imagem e Ação.
Ambas as equipes ainda não confirmaram participação no campeonato nacional. Embora a LNB já tenha aprovado a questão estrutural dos dois clubes, eles ainda têm de comprovar que terão condições financeiras de disputar o nacional até o fim. A tendência, no entanto, é que sejam incluídos sem grandes problemas.
Logo após o término da terceira edição do NBB, vale lembrar, o Winner/Limeira acertou parceria com a Market-in, atual responsável por gerir o departamento de marketing. Outra equipe que também conta com empresa terceirizada para administrar a área é o Univille/Joinville, com a VO2 Marketing. As agências, enfim, chegaram ao basquete.