Apresentada no dia 19 de maio como nova patrocinadora do São Paulo, a distribuidora de combustíveis Ale já tem planos para ampliar sua atuação no futebol nacional. Com um orçamento pequeno, a empresa procura oportunidades entre times que disputam a Série B, sobretudo os que representam a Região Sul do país.
O foco da empresa na segunda divisão nacional deve-se basicamente ao preço. A Ale pagou R$ 2 milhões para estampar calções e ombros das camisas do São Paulo até o fim do ano, e isso consumiu grande parte da verba que a empresa destinará ao esporte em 2011.
Depois de ter fechado o patrocínio ao São Paulo, por exemplo, a Ale não teve como manter um aporte ao Cruzeiro. A distribuidora de combustíveis associado sua marca ao uniforme da equipe mineira, mas o contrato foi válido apenas para o Estadual deste ano.
Atualmente, a Ale também está nos uniformes do Vasco. Como já foi cotista máster do Flamengo e já patrocinou o Cruzeiro, a empresa concentrou sua associação ao futebol nacional em equipes da Região Sudeste.
“Nós estamos olhando muito para Santa Catarina, onde temos uma atuação muito forte. Também queremos entrar mais no Rio Grande do Sul. Por isso, faz sentido termos parceria com clubes do Sul”, explicou Carlos Eduardo Cotta, diretor de marketing e planejamento da Ale.
A verba de marketing da empresa para 2011 gira em torno de R$ 30 milhões, mas é muito difícil que alguma negociação com clubes do Sul ou da Série B seja fechada ainda neste ano. O mais provável é que as conversas sejam voltadas à próxima temporada.