Alemanha prepara vídeo para reativar relação com brasileiros

Jogadores se congraçaram com índios em Santa Cruz Cabrália

As ações de aproximação da seleção alemã de futebol com o Brasil deverão ganhar novo capítulo em breve, quando um vídeo relembrando o tempo em que os alemães estiveram no país para a disputa da Copa do Mundo de 2014 será lançado pela Federação Alemã de Futebol (DFB).

A Máquina do Esporte teve acesso ao conteúdo do vídeo, que ainda não tem previsão de lançamento. Nele, um clipe com diversas imagens de bastidores, como o da presença da chanceler alemã Angela Merkel no vestiário do time após a conquista do quarto título mundial, contará mais um pouco da preparação da seleção alemã antes mesmo de a Copa do Mundo começar. Cenas inéditas da construção do Campo Bahia, local onde o time ficou hospedado, estão presente no vídeo, que foi produzido pela diretoria de comunicação da DFB.

“Dois anos antes do Mundial, fomos ao Brasil para ver o melhor local para ficar. Também decidimos que iríamos tentar nos adaptar ao máximo à vida no país”, disse Ulrich Voigt, diretor executivo de comunicação da DFB, durante fórum promovido pela Câmara Alemanha-Brasil no Rio de Janeiro, na quarta-feira (dia 9).

Durante três dias, executivos da seleção alemã fizeram uma imersão em estudos sobre o Brasil, com brasileiros residentes na Alemanha. A ideia era, segundo Voigt “tentar entender o país, se adaptar a ele. Queríamos que a seleção alemã fosse a preferida do brasileiro depois do Brasil”.

A abertura do Campo Bahia a índios pataxós, a visita a escolas de Cabrália e a troca de afagos com os torcedores foram algumas das ações planejadas e bem executadas pela DFB, que ainda doa, anualmente, 100 mil euros para o município que abrigou o time.

“Tínhamos de construir algum legado da nossa passagem pelo país. As ações sociais foram uma forma de fazer isso”, disse Voigt. O vídeo tenta reacender, após um ano, a chama dessa paixão de Carnaval. Ou melhor: de Copa.

Sair da versão mobile