A Allianz adquiriu 8,33% das ações do Bayern de Munique. A seguradora alemã pagou 110 milhões de euros (R$ 359,3 milhões), em uma operação feita pelo clube para aumentar o número de ações, e afirmou que o acordo foi firmado também para manter os naming rights do estádio do clube, a Allianz Arena, até 2041.
A aquisição torna a Allianz uma das três empresas que são “donas” da equipe, ao lado da fabricante de material esportivo Adidas e da montadora Audi. Cada uma das três terá 8,33% das ações do Bayern. Antes, Audi e Adidas tinham 9,1% cada, mas a participação delas foi reduzida por causa do aumento no número de ações.
“Com as três companhias, Allianz, Adidas e Audi, o Bayern forma um Triplo-A com seus parceiros”, disse Uli Hoeness, presidente da equipe, em um comunicado. “É um sonho. Estamos muito orgulhosos, porque isso mostra a força deste clube”.
O estádio do Bayern é conhecido como Allianz Arena desde 2005, ano em que a seguradora e o clube alemão iniciaram a parceria.
Além do estádio, a Allianz detém outros direitos de naming rights de estádios pelo mundo, como o Allianz Park, em Londres; o Allianz Riviera, em Nice; o Allianz Stadium, em Sydney; e o Allianz Parque, do Palmeiras, em São Paulo, que será inaugurado este ano.
O clube bávaro registrou na temporada passada um novo recorde de faturamento: 432,8 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,4 bilhão).