Em clima pré-olímpico, A Always, marca de absorventes da P&G, uma das patrocinadoras dos Jogos do Rio 2016, lançou vídeo em que incentiva as meninas do mundo todo a continuar no esporte.
“Os Jogos Olímpicos são um momento em que, no mundo inteiro, a participação feminina nos esportes é elevada perante o público. Por esse motivo, não poderíamos pensar em um momento melhor para chamar a atenção para o papel crucial do esporte no desenvolvimento da autoconfiança das meninas”, afirmou Carolina Shih, gerente de Marketing da Always no Brasil.
“Vamos convocar e unir os atletas olímpicos, os comitês olímpicos nacional e internacional, e outras organizações, para dar início a uma mudança e inspirar um mundo no qual cada menina sinta realmente que pode, sim, praticar esportes”, acrescentou a executiva.
Segundo estudo da empresa, até o final da puberdade, 53% das meninas que participaram da pesquisa terá abandonado o esporte. Para ajudar a entender essa questão, a Always fez parceria com Nanette Burstein, documentarista indicada ao Oscar, para descobrir como as meninas se sentem em relação à prática esportiva.
O novo vídeo #TipoMenina conversou com mais de mil garotas sobre suas experiências atléticas, desafios e benefícios da prática dessas atividades, o que as ajudou a continuar no esporte ou o que as levou a abandoná-lo. No filme, a marca incentiva as garotas a conhecer o exemplo de outras meninas que continuaram no esporte.
No Brasil, a campanha conta com a participação da ponta Jaqueline Carvalho, da seleção brasileira de vôlei, que também conta a sua história.
“Tive um técnico, na época em que morava no Recife, que não queria que eu saísse da escola em que estudava para realizar o meu sonho. Mesmo assim, em nenhum momento pensei em desistir de jogar, de fazer o que eu amo. Não foi fácil, mas acredito que foram essas dificuldades que me tornaram a mulher que sou hoje”, relatou a jogadora.
Segundo pesquisas da Always, os dois principais benefícios de continuar no esporte são o aumento da autoconfiança e o trabalho em equipe. Apesar disso, 74% das meninas sentem que a sociedade não as incentiva na prática esportiva.
O lançamento da terceira fase da campanha #TipoMenina no Brasil ocorreu na última terça-feira (dia 28), quando a Always promoveu um campeonato de futsal feminino disputado pelas youtubers Bruna Vieira, Evelyn Regly, Flavia Pavanelli e Niina Secrets. O evento, gratuito e aberto ao público, contou com a presença de 600 pessoas, que torceram pelas youtubers, conheceram os dados da pesquisa inédita e assistiram ao vídeo em primeira mão.