A NFL está em negociações com duas gigantes da mídia americana, Amazon e Disney, na tentativa de expandir os direitos de um pacote de jogos de domingo que atualmente é exclusivo da Direct TV, de propriedade da AT&T. As informações são da NBC News.
De acordo com a publicação, tudo começou quando o comissário da NFL, Roger Goodell, revelou no mês passado que queria acabar com a exclusividade da DirecTV sobre o Sunday Ticket, pacote de transmissão fora de mercado que inclui jogos da temporada regular e que não está disponível para afiliados locais. Desde então, o mercado se alvoroçou com a possibilidade, e Amazon e Disney entraram na jogada.
Ainda segundo a NBC News, a NFL busca um acordo que poderia fazer com que as plataformas de streaming da Amazon ou da Disney garantam uma oferta abrangente, semelhante a um pacote de TV por assinatura, incluindo esportes e entretenimento premium.
Para quem não se lembra, o Amazon Prime Video, plataforma de streaming da Amazon, já possui direitos de transmissão dos jogos de quinta-feira da NFL (Thursday Night Football). Por sua vez, a Disney, dona da ESPN, já antecipou que o serviço de streaming do canal, o ESPN+, deverá atrair até 12 milhões de assinantes até 2024. Além disso, poderá fazer parte de um pacote com desconto da Disney+, plataforma de streaming da própria Disney que foi anunciada recentemente.
Ao mesmo tempo em que as tratativas ocorrem com as duas interessadas, a NFL não quer deixar de lado o relacionamento de 25 anos com a AT&T. Em 2014, a DirecTV renovou seu acordo com o Sunday Ticket para manter o pacote com a AT&T até 2022, mas o contrato inclui uma cláusula que permite à NFL rescindi-lo ao final da temporada regular deste ano. Roger Goodell, no entanto, teria deixado claro que não queria rescindir nada, apenas mudar a entrega para que a DirecTV deixe de ter exclusividade sobre o pacote.
Nos bastidores, o que se comenta é que a AT&T não gostou nada de saber da ideia da NFL. Tanto que removeu os canais NFL Network e Red Zone de suas plataformas U-verse TV e DirecTV OTT. Esse fato provocou uma resposta da liga que dá a entender que o relacionamento parece realmente ter os dias contados.
“Embora a NFL continue comprometida em negociar acordos renovados em termos justos e equitativos, a AT&T não está disposta a participar ativamente. Temos uma longa história de trabalho com nossos parceiros de distribuição para chegar a acordos justos. Infelizmente, no que se refere à AT&T, nunca ouvimos uma palavra deles até que a NFL Network e a NFL Red Zone foram retiradas de seus serviços”, afirmou a NFL, em um comunicado oficial.