A Amazon ampliou o contrato de patrocínio com a MLB, a liga de beisebol dos Estados Unidos. A partir desta temporada, que chegou à metade dos jogos nesta semana, a empresa de comércio eletrônico fornecerá dados estatísticos do esporte, com a exibição de um logotipo próprio, em transmissões do torneio.
A informação foi divulgada pela agência de notícia Reuters e confirmada pela MLB antes do Jogo das Estrelas, realizado na última terça-feira (17). O plano da Amazon é reforçar a marca no mercado de computação em nuvem. Essa é justamente a propriedade que a companhia mantém com a liga de beisebol, com ativações que envolvem atrações interativas com os torcedores nos estádios.
A ideia é usar a tecnologia da Amazon para prever alguns movimentos dos atletas. Há, por exemplo, a exibição de uma série de dados que influenciam a jogada do arremessador. As estatísticas serão exibidas, com a provável direção da bola.
Em vídeo divulgado no site da MLB, os dados exemplificados foram simples, com a velocidade da bola e a distância do arremesso. A novidade foi a apresentação dos dados pela Amazon.
A tecnologia é desenvolvida pela Amazon Web Services (AWS), especializada em plataformas em nuvem para empresas e consumidores finais. É essa marca, por sinal, que aparecerá nas transmissões de televisão e streaming. O braço da Amazon tem apresentado crescimento consistente; em 2017, a empresa faturou US$ 17 bilhões com a área.
“A MLB tem coletado dados estatísticos sobre jogadores e clubes há décadas, e recorreu à AWS em 2015 para levar suas estatísticas do dia do jogo para o próximo nível, para que os fãs possam aprofundar as métricas avançadas que melhoram o aproveitamento do jogo”, comentou o vice-presidente da companhia, Mike Clayville, em nota no site da MLB.