Os sócios-torcedores podem provocar uma nova virada no modelo de gestão de times de futebol no Brasil. Os filiados são o principal foco da Ambev na nova etapa do projeto da companhia para o futebol nacional. Nesta semana, em São Paulo, a empresa apresentou parceria com seis clubes paulistas.
Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Santos e São Paulo serão associados à cerveja Brahma. O projeto inclui uma série de ações com uso das marcas das equipes, e a grande novidade é uma iniciativa com foco em sócios-torcedores.
A partir do acordo, filiados dessas equipes terão descontos em produtos da Ambev e dos parceiros da companhia. Segundo a empresa, planos de sócios dos clubes brasileiros têm preço médio de R$ 30 mensais. As vantagens em preços de artefatos, por sua vez, podem atingir até R$ 45 mensais.
“O sócio-torcedor é um déficit que o futebol brasileiro tem hoje. Na Espanha, 1% do PIB se baseia em sócio-torcedor. E eu estou falando do PIB do país, não do futebol. Hoje em dia, o Corinthians tem 50 mil sócios. Isso representa pouco perto dos 30 milhões de torcedores do clube”, opinou Gustavo Racy, diretor de futebol da FanClub, agência da Holding Clube que foi interveniente do contrato entre Ambev e as equipes de São Paulo.
A FanClub tem trabalhado a plataforma de futebol da Ambev há dois anos e meio. A agência começou a fazer esse suporte no Rio de Janeiro, e depois ampliou o serviço para outras praças abordadas pela companhia.
Os times de São Paulo eram interesse antigo da Ambev, mas Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo haviam fechado, via G4 paulista, um acordo com a Femsa. A companhia usava a marca de cerveja Kaiser para se associar aos times.
A negociação com a Ambev implica em revisão do contrato entre os times e a Femsa. O G4 seguirá tendo a Coca-Cola como refrigerante oficial, mas o segmento de cerveja será associado à Brahma.
Assim como faz em outros centros do Brasil, a Ambev não dará dinheiro diretamente aos clubes. O patrocínio tampouco será focado em exposição – a empresa sequer estabeleceu em contrato a quantidade de placas ou propriedades de publicidade estática a que ela terá direito.
Em vez de exposição de marca, a Ambev trabalha com o slogan “fazer do futebol brasileiro o melhor do mundo”. Para isso, tem concentrado investimento em infraestrutura e qualidade de gestão.
O plano de descontos para sócios-torcedores dá sequência a isso. A ideia é aumentar o benefício dos filiados, diminuir a dependência de ingressos para jogos e ampliar a base de cadastrados nas equipes.
A conta da Ambev é que cada time de São Paulo pode ampliar em até um milhão de pessoas a base de sócios-torcedores. Como a empresa havia estimado em R$ 30 o gasto mensal de cada filiado dessas equipes, o resultado seria um incremento de R$ 30 milhões mensais na receita.
“Como a Ambev não pensa pequeno e a FanClub não pensa pequeno, o que nós estamos propondo é uma mudança no sarrafo do futebol. Estamos falando em quase R$ 30 milhões a mais para cada clube no fim do mês”, completou Racy.
O plano de descontos para sócios também será feito pela Ambev no Rio de Janeiro, região que até hoje tem sido pioneira nas iniciativas da companhia para o futebol nacional.
Na década passada, os times brasileiros já haviam mudado o paradigma de trabalho com sócios-torcedores. A reformulação teve como principal base o sucesso do Internacional, que chegou a tirar dos filiados 30% do faturamento do anual.
O principal chamariz do modelo proposto pelo Internacional é a vantagem na hora de comprar ingressos. “O trabalho ainda está muito ligado a essa contrapartida. O que nós propusemos é diferente”, encerrou o diretor da FanClub.
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