“Sai Arena Palmeiras, entra Allianz Parque”. Dessa forma bem direta, a TV Esporte Interativo anunciou que fechou com o Palmeiras para transmitir jogos do time a partir de 2019.
Mais uma vez, a emissora do grupo Turner jogou para a torcida ao alfinetar o Sportv, do Grupo Globo, que segue com a proposta de ignorar acordo de naming rights nas transmissões.
O recado (in)direto é mais um ingrediente na briga que pode levar a um grande entrave para os direitos de TV do Brasileirão nos próximos anos.
No duelo entre EI e Sportv, o Palmeiras virou o maior trunfo da emissora que causou um alvoroço no mercado ao decidir negociar com os clubes para tentar acabar com 20 anos de monopólio da Globo nas transmissões do Brasileirão pela TV paga.
Não dá, porém, para saber como a história vai acabar. Apesar de ter agora o Palmeiras como trunfo, o EI segue com poucas chances de “bater” na concorrência. Se perdeu o time na TV paga, a Globo segue com acordo para ter o Palmeiras na TV aberta e no pay-per-view. Como nessas duas plataformas os direitos são exclusivos, é bem provável que qualquer força do EI se acabe com uma decisão simples da Globo de transmitir, na TV aberta, os jogos que seriam exclusivos da rival.
Não há cenário seguro para se imaginar o que vai acontecer com os direitos de TV. No fim das contas, ter o nome do estádio toscamente modificado por decisão comercial pode ser o menor dos problemas do Palmeiras.