Começamos hoje uma nova iniciativa na Máquina do Esporte, que é relembrar, mensalmente, ações de grande impacto no mercado esportivo. Os 10+ podem ser vistos na última página deste Boletim, e servem para entendermos um pouco mais o quanto é fundamental para uma marca se apropriar do patrocínio para obter maior retorno com ele.
Das dez ações destacadas, duas são de ideias simples, mas eficientes, de criar ligações com o consumidor por meio de um patrocínio. A ida de torcedores do São Paulo, com o time, em voo fretado da Copa Airlines na aeronave personalizada do clube e a ação da Vivo que levou torcedores para viverem a experiência de treinar como atletas da seleção brasileira de futebol são exemplos de como um gesto pequeno pode gerar bom retorno para a empresa que o cria.
A Copa e a Vivo já possuem o ativo do patrocínio. Por que, então, não dar a seus consumidores a chance de viver uma experiência singular? São atitudes simples, que geram ao consumidor um vínculo emocional com a marca que é muito potente.
Da mesma forma, na lista dos 10+, acabamos deixando de fora várias pequenas ações feitas pelas marcas para ativar o patrocínio ao futebol americano. Com espaço cada vez maior no Brasil, a NFL virou um objeto de desejo do consumidor.
As marcas estão se apropriando disso e criando ações para se aproximar mais do público dando a eles algo que só ela é capaz, que é a ida para ver a final do torneio. A chave para um patrocínio ter sucesso é a marca dar vida a ele. Aos poucos isso se torna mais comum no Brasil.