Análise: Audiência de clássico mostra caminhos do futebol na TV

Há alguns anos, a TV Globo praticamente aboliu a transmissão de jogos “nacionais” no futebol brasileiro. Respaldada pelos índices de audiência em queda, a emissora passou a dividir os jogos na TV pela praça de exibição.
De uns tempos para cá, a emissora tem sido mais flexível em relação ao que pode ser exibido na TV aberta em dia de futebol. Os jogos estão se tornando cada vez mais nacionais, com menos partidas na Globo e mais exibições exclusivas no pay-per-view e no Sportv, também por questão de motivação financeira do Grupo Globo.
Mas a estrondosa audiência de Corinthians x Palmeiras deste último domingo mostra que, mais do que qual o formato de competição preferido do torcedor, o que ele busca, definitivamente, é a disputa entre times locais.
Ter um Derby valendo praticamente uma decisão de título nacional rendeu à Globo audiência do patamar da Copa do Mundo de 2014. O Ibope foi maior até do que aquele alcançado no jogo do primeiro turno, numa noite de quarta-feira, quando os índices da emissora geralmente são mais altos.
A “sorte” do futebol é que as cotas de transmissão da Globo estão sendo muito bem vendidas atualmente, e a emissora não está precisando apelar para o aumento de audiência para justificar o valor pago pelo anunciante.
Mas, claramente, para uma valorização do produto do futebol na TV, a audiência do final de semana provou que, para o torcedor, não existe nada mais interessante do que ver dois times locais em disputa de um título.
O grande problema é que essa situação gera ainda mais desequilíbrio na geração de receitas a médio prazo para os clubes. As maiores praças e os maiores times vão seguir dominantes.
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