A geração de conteúdo relevante para o consumidor é, obrigatoriamente, o caminho para uma boa estratégia de ativação de patrocínio num mundo dominado pela conectividade das redes sociais. Esse pode ser o resumo de tudo o que foi visto no NBB Marketing Summit realizado ontem.
Com a transformação das grandes redes sociais em propagadoras de conteúdo, passou a ser obrigatória uma estratégia de marca que envolva não apenas ações em eventos, mas que leve isso como conteúdo para o online.
Os exemplos exibidos no encontro promovido por LNB e NBA mostram exatamente isso. As principais ações de engajamento no Twitter vieram de conteúdo produzido para ativar os patrocinadores da NBA com lances de jogos e/ou de bastidores das partidas.
Um dado que chamou a atenção foi o de que o vídeo que gerou o maior engajamento no Facebook durante os Jogos Olímpicos foi uma apresentação feita dentro da Casa da NBA.
Isso mostra que não só o conteúdo é chave para a ativação de patrocínio como o evento em si não é fundamental para produzir esse engajamento.
Como achar a fórmula mágica? É preciso saber quem é o tipo de público que consome o conteúdo. E entender que é preciso se colocar no lugar dele na hora de montar esse produto.
O marketing precisa, a cada dia mais, usar ferramentas de relações públicas para ter sucesso numa estratégia de ativação de marca. Afinal, bom marketing é uma boa comunicação.