Análise: Esporte precisa transmitir uma mensagem para ser atrativo

Por que investir em esporte? Há alguns anos, qualquer empresa que tinha um plano de marketing esportivo usava o retorno de exposição de marca como argumento para justificar o motivo de buscar o esporte como uma plataforma de comunicação. Nesse pacote, os atributos inerentes ao esporte serviam também para reforçar o aporte numa modalidade ou equipe.

Num mundo em que a concentração de mídia na TV ditava o consumo de informação pela população, era bem plausível usar o esporte como plataforma para popularizar a marca.

Hoje, porém, o cenário é outro. Usar exposição de marca como maior argumento de retorno de investimento no esporte é apenas mudar de lugar a verba de mídia destinada à publicidade. Com um agravante. O valor que se investe no esporte está bem mais alto, o que faz aquele cálculo de retorno de exposição de marca não ser tão bom quanto era em tempos passados.

Agora, mais do que vender exposição de marca, o esporte precisa ser um meio de transmitir uma mensagem.

Qual discurso uma marca pode se apropriar ao investir no esporte? Que mensagem ela pode passar a partir daquele patrocínio? Como usar os diversos meios de comunicação para ampliar o alcance desse patrocínio?

O esporte segue a ser uma ótima ferramenta de popularização da comunicação. Mas não pode mais se ver só como uma plataforma de mídia.

A maior revolução no mercado nos dias de hoje é o entendimento, das grandes empresas, de que a publicidade não pode ser mais como era antes. A percepção de que esse conceito também é adequado para o esporte é só uma questão de tempo. O conteúdo é a palavra que reinará nesse cenário.

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