Análise: Esporte também deve servir para vender

Como divulgar um produto para uma boa quantidade de pessoas e, assim, conseguir realizar mais vendas? O desafio passa pela cabeça de qualquer departamento de marketing numa empresa que tem venda de produtos.

Nos Estados Unidos, o esporte é um dos meios mais utilizados para isso. As marcas abusam de patrocinar eventos do segmento para transmitir mensagem direta ao consumidor e vender.

Aqui no Brasil, raramente as marcas enxergam essa oportunidade. Pior, quase sempre elas acham que o fã do esporte só terá interesse em consumir um produto se for ligado ao esporte.

É por isso que chamou a atenção a ação feita pela Supergasbras no NBB. A empresa usará os jogos do Franca para divulgar um novo produto. Muito provavelmente, essas partidas são um dos meios mais eficientes para a empresa falar com milhares de pessoas numa única vez na região em que ela lançará o produto.

Curiosamente, o esporte de maior apelo que existe no país é pouco usado para ações desse tipo. Quais marcas usam o futebol para divulgar um produto ou, então, fazer ação de venda num jogo que tem 40 mil pessoas?

Não dá para saber se o motivo para isso é a falta de oferta de ações do tipo por parte do esporte, a falta de visão de oportunidade de negócio para as empresas ou a junção dos dois fatores.

Até hoje já ouvi argumentos dos dois lados para não fazer ações desse tipo. E a justificativa é quase sempre a da dificuldade em fazer algo assim. 

Seria muito interessante, para o mercado, que os pré-conceitos e a inércia deixassem de existir para que o esporte pudesse mostrar o potencial de vendas que têm. O primeiro passo já foi dado por Franca e Supergasbras no NBB.

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