O Corinthians tem sido o clube mais preocupado em exibir sua arena como um grande atrativo a empresas e torcedores. O Sponsor’s Day é mais uma demonstração dessa iniciativa e talvez uma das mais elaboradas, mas está longe de ser a primeira. A função não é simples, mas é impensável sem ações como essa.
Hoje, após poucos anos de existência, as arenas espalhadas pelo Brasil têm enormes dificuldades para serem sustentáveis; e a Arena Corinthians não é exceção. A grande dificuldade das administrações é que o mercado não as abraçou como se imaginava. Camarotes, direitos de nome, cadeiras corporativas… A maioria das propriedades anda encalhada.
Trata-se, essencialmente, do peso da novidade. Em qualquer mercado desenvolvido, uma arena moderna é um grande atrativo. É o local de se aproximar do consumidor no momento em que ele mais está aberto, graças a experiência do momento. Mas, sem precedentes, é difícil convencer o mercado.
Para o Corinthians, tomar a iniciativa foi o modo de driblar esse fato. Na prática, o clube manteve abertas as portas para pequenas ativações, como os shows promovidos pelo Napster ou a pavorosa ação da DM9, ou fez eventos focados no público corporativo, como acontecerá no Sponsor’s Day.
Uma vez dentro da luxuosa arena, preconceitos são quebrados. Possíveis más imagens de sua construção ou a ideia de que o estádio é longe são destruídas pela experiência satisfatória. Palestras e baladas explicitam a capacidade multiuso da construção em Itaquera. É um passo fundamental para o sucesso em longo prazo.