Análise: Janeiro mostra que 2017 é ano promissor

A cada 30 dias, a equipe da Máquina do Esporte se reúne para eleger os melhores cases de negócios e marketing esportivo do mês.

Em alguns casos, há discussões acirradas. Cada um defende uma ativação, anúncio de patrocínio ou gestão no esporte que ache mais significativa. Na maioria dos meses, porém, a dúvida é quem destacar entre tão poucas ações feitas por empresas e entidades esportivas, já que a ideia do ranking é privilegiar iniciativas brasileiras.

Para janeiro, mês em que o mercado ainda está paralisado, a lista inicial foi surpreendente: levantamos 20 acontecimentos relevantes, a partir do que foi noticiado.

Na lista, há anúncio de Carabao no Flamengo e novos donos em propriedades do uniforme de São Paulo e Corinthians. Nos esportes olímpicos, tem ativação da Nestlé com estrela pop, Asics toma lugar de Olympikus no vôlei, Nike investe no NBB e Gabriel Medina se consolida como queridinho das marcas. No exterior, COI fecha acordo longo com Alibaba e Juve redesenha escudo.

As TVs bombaram, com a divisão de Libertadores e Copa do Brasil entre SporTV e Fox Sports, Jogo da Amizade em quase todos os canais e Rede TV! renovando com a Série B.

Muita coisa boa ficou de fora: Caixa e Umbro dominam as camisas de times do Brasileirão, Fifa expande vagas da Copa do Mundo e faturamento recorde de Bundesliga.

É um exagero para janeiro. 2017 promete.

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