Análise: Por que os games são tão fortes no Brasil?

Os games ganharam o mundo numa velocidade sem precedentes. O Brasil acompanha este ritmo e se destaca no cenário global, sendo o principal mercado latino-americano e Top 3 mundial em consumo de conteúdo relacionado aos games, segundo a Newzoo.

A principal alavanca disso é a conectividade, favorecida por uma banda larga de maior qualidade e cada vez mais acessível. Também temos um traço cultural muito favorável: a socialização. O brasileiro é um povo com alto engajamento digital e, quando falamos de games, falamos essencialmente de interação humana. Hoje somos mais de 75 milhões de gamers no Brasil, incluindo uma grande massa de jogadores casuais, mais de 1/3 da população.  

Não tem mais tribo, gênero ou idade. Qualquer tempo livre é uma oportunidade para sacar o celular para jogar alguma coisa. Mobile games são os grandes impulsionadores do crescimento da indústria, com aumento de 25% em receita ao ano. Contudo, também observamos crescimento nos consoles, como Xbox e Playstation, e nos PCs. Faz tempo que a indústria de games ultrapassou as indústrias do cinema e da música. É a maior fonte de entretenimento do mundo.

Com um ecossistema cada vez mais maduro, surgem também as novas profissões e todo um movimento da cadeia de educação para qualificar e formar esse profissional: game designer, game tester, redator, programador, artista gráfico e inúmeros outros campos para transformar o hobby do jovem atual em profissão.

Mais do que uma gigantesca comunidade, games hoje são cultura, parte do lifestyle das pessoas. O YouTube foi a plataforma social que mais cresceu nos últimos 5 anos. Atualmente, de cada 100 canais buscados por lá, 17 são de games. Observando essa cena cultural, existe um espaço enorme para a produção de conteúdo inspirado no contexto social atual, estabelecendo conexões mais fortes e próximas com as pessoas. Nem jogador de futebol nem ator de Hollywood, os novos avatares de admiração são os gamers profissionais, desenvolvedores de games e youtubers.

Iniciativas como o Final Level, projeto idealizado pela Go4it e Take4content, que estreia nesta próxima quarta-feira (29), Dia Internacional do Gamer, prometem ser o ponto de encontro dos fãs de games. O trailer de sua pré-estreia, publicado no último sábado, já atraiu mais de 300 mil inscritos para o canal, um recorde mundial no universo de games. Com um desenho de superprodução de conteúdo incomum no segmento nacional, a direção do Final Level partiu para soluções inovadoras e originais. E aproveitou para beber de muitas fontes de inspiração internacionais, como o Dude Perfect, canal americano de entretenimento e desafios com mais de 34 milhões de inscritos.

Leia Mais: Influenciadores fazem canal de games ter 266 mil inscritos em 24h

Uma grande notícia para os fãs de games e amantes do entretenimento, que aguardam sua estreia, e uma grande notícia para as marcas que buscam plataformas de conteúdo bem produzidas para integrarem suas estratégias de conversa e engajamento com o público jovem.

* Fernanda Lobão é diretora de planejamento e projetos proprietários da Go4It

Sair da versão mobile