Análise: Title sponsor não é mais atraente para Premier League

Mais milionária liga nacional de futebol do planeta, a Premier League está prestes a perder um de seus mais importantes parceiros. A Barclays, dona do title sponsor do torneio desde 2001, encerra seu vínculo com o evento ao final desta temporada.

Nesse período, a gigante financeira ganhou uma exposição global extraordinária, justificando plenamente o investimento feito na competição.

Era de se esperar que os dirigentes da Premier League estivessem apreensivos atrás de outra empresa para estampar seu logo na manga da camisa das 20 equipes que disputam a elite inglesa.

Não é o que acontece. Recentemente, a direção da liga rejeitou oferta de R$ 763 milhões por três anos de contrato com a Guinness.

 

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Parece loucura em um cenário de retração econômica mundial. Há razões mais fortes para isso. Para a Premier League, o title sponsor foi um importante ativo nos últimos 15 anos. A verba despendida pela Barclays ajudou a irrigar os cofres das equipes que disputam seu torneio.

Após os últimos acordos de TV e o alcance mundial obtido pela competição, tal verba perdeu importância. Com um campeonato consolidado como a melhor liga nacional da Europa, é mais interessante à Premier League hoje reforçar sua própria marca, e não associá-la a alguma empresa.

Sem a Barclays, a Premier League aumenta seu grau de atração para mais apoiadores diversos, antes receosos de investir em um evento tão vinculado a uma única empresa. Por incrível que pareça, não ter o title sponsor é hoje mais rentável para a liga.

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