Animação é saída para a falta de datas com atletas da Copa do Mundo

A Nike lançou nesta semana um novo vídeo em seu canal do YouTube. Dessa vez, seus jogadores patrocinados aparecem em versão animada, como desenhos, em luta por um futebol mais espontâneo. A versão de atletas caricaturados, no entanto, não é uma novidade no meio da publicidade esportiva nesse período de Copa do Mundo.

Colocar uma versão animada de atletas patrocinados é um modo de driblar uma agenda conturbada dos jogadores, que unem fim de temporada com concentração para a Copa do Mundo. Com apenas a autorização de imagem, as possibilidades de criar conteúdo com os personagens depende apenas da criatividade de roteiristas. Além disso, essa pode ser uma possibilidade mais em conta, já que o pagamento da diária do jogador não é necessário.

Leia mais
Nike lança animação celebrando conceito ‘arrisque tudo’

Nessa linha, a Vivo fez suas versões animadas de David Luiz, Bernard, Hulk, Luiz Felipe Scolari e Pelé. Além do comercial televisivo, as figuras aparecem no site e nas redes sociais da empresa de telefonia, em diversas poses, anunciando produtos da marca.

Em entrevista cedida à Máquina do Esporte, a diretora de marketing da Vivo, Cristina Duclos, justificou a estratégia pela conversão ao meio online: “A gente utilizou eles animados primeiro, que já é um uso diferenciado dos jogadores. E depois a gente vai ter filme, ação com eles nas nossas lojas. E tudo isso vira conteúdo para o digital”, explicou.

Já a TAM transformou em desenho os três jogadores usados em comerciais da empresa. Marcelo, David Luiz e Thiago Silva tiveram suas versões caricaturas. Dessa vez, não há um vídeo, mas um hotsite criado (“Com a TAM a História é Outra”), em que os jogadores aparecem em uma história em quadrinho. 

Em comum, as três marcas não possuem patrocínio à Copa do Mundo de 2014. Sem essa propriedade, a possibilidade de fazer ações com os jogadores é remota. Nike e Vivo têm contrato com a CBF e podem ativar na Granja Comary, durante o período de preparação do time. Com o início do Mundial, no entanto, o acesso será restrito.

 
Sair da versão mobile