Na guerra das chuteiras coloridas da Copa do Mundo de 2014, a Nike aparenta ter levado a melhor no varejo e no e-commerce brasileiros. Nas lojas da Centauro e da Netshoes, a Hypervenom foi líder em vendas antes, durante e depois do evento, e a Mercurial, que esteve atrás de modelos da Adidas durante o Mundial, cresceu e ficou com a segunda colocação.
Na Centauro, a lista de mais vendidas se manteve a mesma antes e depois da Copa. A F50 Battle Pack da Adidas aparece como terceira mais cobiçada pelos consumidores, a Tiempo, da Nike, em quarto, e a Predator Instinct, da Adidas, em quinto. O volume de unidades de cada uma delas comercializado não é divulgado pela varejista, assim como não é pelo e-commerce.
Já na Netshoes houve mudanças no decorrer da Copa. Em 30 de junho, com praticamente meia competição disputada, Predator, F50 e 11Pro estavam em segundo, terceiro e quarto, respectivamente, todas da Adidas. A Mercurial aparecia em quinto. Em 15 de julho, após a final, a Mercurial subiu para segundo, a Magista apareceu em quinto, ambas as mudanças que favorecem a Nike, enquanto a Predator caiu para quarto e a 11Pro saiu da lista.
Não parece ter havido grande influência dos resultados esportivos nas vendas de chuteiras. A Adidas foi a marca cujos atletas fizeram mais gols na Copa, a artilheira, e os principais jogadores da campeã Alemanha vestem calçados da empresa.