Aporte da Caixa vira palanque para governo anunciar agência

Uma solenidade com a presidente Dilma Rousseff e a presença de presidentes de dez clubes de futebol marcou não apenas a renovação do patrocínio da Caixa aos clubes, mas o lançamento de uma agência nacional reguladora do futebol, que  fiscalizará o cumprimento das normas do Profut, o plano  de refinanciamento de dívidas dos clubes com o governo.

O evento marcou também a ação  mais contundente de apre- sentação de patrocínio da Caixa aos clubes. Agora são dez times que  terão o aporte da empresa, com as novidades sendo os dois principais times de Minas Gerais, Cruzeiro e Atlético Mineiro.

Os dois clubes receberão, cada um, R$ 12,5 milhões  neste ano e irão realocar os patrocínios más- ter de MRV Engenharia e Supermercados BH em seus uniformes.

Além da dupla mineira, a Caixa confirmou  a renovação com os rivais paranaenses – Atlético-PR e Coritiba  – por R$ 6 milhões, mesmo valor a ser recebido por Vitória e Sport  no Nordeste. Chapecoense e Figueirense ficarão com R$ 4 milhões. Na Série B, o banco patrocinará o CRB por R$ 1 milhão. O Flamengo já havia acertado a renovação por R$ 25 milhões  por mais um ano.

Com o anúncio, o Vasco deixou de contar  com o patrocínio da estatal. O clube, quevoltou à Série B do Brasileirã, pode ser substituído pelo rival Fluminense.

O Corinthians segue em processo de renovação. O atual contrato é válido até o fim de fevereiro, ainda  sem certeza de que  será renovado por mais um ano.

Além dos patrocínios, o evento serviu para  a apresentação da Autoridade Pública de Governança de Futebol (APFUT), órgão que terá como  missão  fiscalizar como os clubes que aderiram ao Profut estão cumprindo às determinações  gerenciais que  a lei estipula.

Segundo a presidente, o órgão contará com a participação de atletas, dirigentes e treinadores. Ainda não foi definido como  será o trabalho completo do órgão.

 

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