A Maratona Caixa da cidade do Rio de Janeiro iniciará uma nova fase neste ano. O evento marcado para o dia 17 de julho vai estrear patrocínios e um calendário reformulado, e será o grande par”metro de um trabalho de divulgação realizado com mais intensidade do que em anos anteriores.
Os novos patrocinadores da maratona são a Quaker e a Olympikus, que substituiu a Asics no posto de marca oficial do evento no segmento de material esportivo. Com isso, renovações de outros acordos e um incremento no número de inscritos, a receita da prova teve um aumento entre 15% e 20%.
O número de inscritos subiu de 18 mil para 20 mil. Para isso, o evento também cresceu em duração. A Olympikus Family Run, prova que anteriormente era realizada no domingo, foi antecipada para sábado a partir deste ano. Assim, a maratona deixa de acontecer em um dia e passa a ocupar um fim de semana.
O modelo segue o que é realizado pela Maratona de Nova York, que realiza a Friendship Run no sábado e a prova principal no domingo. No Rio de Janeiro, a venda comercial é unificada – os patrocinadores são os mesmos na Olympikus Family Run, na maratona e na meia-maratona.
“Nós tratamos tudo como um evento só, mas criamos momentos exclusivos para cada empresa. A Olympikus é title sponsor da Family Run, mas a Caixa tem o nome da maratona. A Light tem mais espaço nos treinões, que são pequenas reuniões de corredores em todo o Estado para fazer uma preparação”, explicou Duda Magalhães, diretor-geral da Dream Factory, que organiza o evento no Rio de Janeiro em parceria com a Spiridon.
Além dos novos patrocínios e de um calendário estendido, a maratona deste fim de semana vai medir os efeitos de um trabalho de mídia mais intenso. A organização da prova investiu em divulgação em dez feiras internacionais do segmento, e a campanha local teve um impulso de R$ 2 milhões da Olympikus.
A marca de material esportivo criou um projeto com o conceito de que “O Rio pode ser a capital mundial do esporte”, baseado nos megaeventos que a cidade receberá durante os próximos anos. Também veiculou, em redes sociais e na Rede Globo, a campanha “Adote um metro” (www.adote1metro.com.br), que oferece a possibilidade de pessoas inserirem seus nomes em trechos do trajeto da maratona.
A Olympikus ainda espalhou ações de mídia por todo o Rio de Janeiro, enquanto a organização priorizou as feiras internacionais. Os responsáveis também fecharam uma parceria com a Tours, agência de viagens que trabalha com uma série de provas espalhadas pelo mundo e tem o evento carioca como única atração na América do Sul.
“A Olympikus é uma marca de volume aqui no Brasil. Ela tem uma comunicação voltada ao público geral, e isso possibilita uma compreensão e uma extração muito amplas do que é a nossa propriedade. Eles estão dando show de bola sobre o que é um patrocínio esportivo. O que está acontecendo aqui no Rio de Janeiro é um case”, opinou Magalhães.