Após 11 anos, Dalian Wanda volta ao futebol chinês

A gigante imobiliária Dalian Wanda vai voltar a investir no futebol da China. A companhia havia deixado em 2000, em protesto contra denúncias de corrupção no esporte nacional, mas fechou um acordo de US$ 77 milhões com a federação local.

O novo contrato vai até 2013, e envolve as seleções chinesas de futebol em todas as categorias. Além disso, a Dalian Wanda terá sua marca vinculada à Liga Chinesa e à Liga Chinesa de jovens.

O patrocínio ainda inclui a preparação, os treinos e os testes de árbitros, um plano de formação de jovens atletas e um projeto da associação chinesa de futebol para contratar um treinador de renome internacional para comandar a seleção principal.

A Danial Wanda era dona de um time de futebol na China, mas vendeu suas ações para o clube Dalian Shide em 2000. Na época, a justificativa da empresa imobiliária foi não querer envolver sua marca com acusações de corrupção que assolavam o futebol nacional.

No entanto, o presidente da empresa, Wang Jianlin, disse que não conseguiu ficar longe por mais tempo. “Minha paixão pelo futebol continua a ser muito forte”, explicou ele.

Sair da versão mobile