Depois de 25 anos de associação, a Billabong vai deixar de patrocinar o Billabong Pro Surfing, realizado na África do Sul. A saída foi confirmada em comunicado oficial emitido pela companhia.
O Billabong Pro Surfing é um circuito anual. Na África do Sul, o evento reúne os 32 melhores atletas nacionais da modalidade.
“A Billabong sido o principal patrocinador do evento há 25 anos. Houve muitas outras marcas nesse período, mas elas apenas contribuíram com um percentual pequeno dos custos”, disse Chad D’Arcy, diretor de marketing da confecção.
Oficialmente, a decisão da Billabong é creditada a um reposicionamento estratégico. Na África do Sul, contudo, o rumor mais forte é que a saída da empresa tenha relação com uma crise financeira interna.
A conta da organização do evento é que o fim da competição causará um impacto de até 20 milhões de rands (R$ 4,43 milhões) por ano na economia local.
Para que isso não aconteça, a organização precisa encontrar uma forma de compensar a saída da Billabong. As possibilidades são um novo aporte ou um socorro público, mas ainda não existe nada avançado em nenhuma das frentes.