Após amadurecimento, empresário cria livro e curso

O empresário Michel Mattar lançará um curso na Fundação Instituto de Administração (FIA) e um livro com o tema “Gestão e Negócios Esportivos”. O profissional acredita que este é o momento ideal para apresentar os projetos, pois o mercado está amadurecido.

O curso da FIA está aberto para vagas e já conta com cerca de 40 inscritos. As aulas serão ministradas em EAD (ensino a dist”ncia). Caso as aulas fossem presenciais, o curso teria 180h, com o estilo EAD, estima-se ele seja concluído em nove meses.

O curso será composto por vídeo-aulas curtas, com exercícios, chats entre alunos e web-conferências. Além de Michel Mattar, o corpo docente será formado por especialistas em gestão do esporte como: Luiz Felipe Santoro (presidente Inst. Bras. Direito Desportivo), Lucio Blanco (gestor de eventos e arena SC Corinthians), Eduardo Vasconcelos (consultor Min. Esporte – Pan 2007 e Olimpíadas 2016), entre outros.

“Sou um crítico dos cursos vazios sobre esses temas. Normalmente, eles têm algumas palestras interessantes, mas, na hora que você enxuga, são muito poucas informações que você utilizará. Eu podia ter lançado esse curso há seis anos, mas sinto que agora é o melhor momento”, comentou Michel Mattar.

O livro, também batizado de “Gestão e Negócios Esportivos”, será didático e buscará englobar a gestão do esporte sob todas as esferas, o que o autor avalia estar em falta no mercado. O livro começará a ser comercializado no fim de junho, já a celebração simbólica ocorrerá em agosto.

Segundo o empresário, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 criaram um entusiasmo nos brasileiros para buscarem cursos sobre gestão esportiva e serviram para aumentar o mercado. No entanto, o profissional alerta que grande parte desse mercado que está aquecido atualmente esfriará com o fim dos megaeventos.

Formado em esporte pela Universidade de São Paulo (USP), Michel Mattar cursou um MBA em marketing na FIA. O profissional foi diretor de marketing do Grêmio Barueri e acompanhou a mudança do time para Presidente Prudente, em 2010. 

Sair da versão mobile