Após divulgar a construção de um centro de experiência de futebol na China há um mês e meio, o Real Madrid anunciou que, em breve, terá também um escritório no país asiático. As informações são do site de notícias chinês Yutang Sports.
A notícia veio à tona em um evento promocional promovido pelo clube espanhol em Pequim, capital do país e onde ficará o escritório. Nele, José Ángel Sánchez, diretor geral do Real Madrid, falou sobre a estratégia dos madrilenhos para expandir sua presença no continente asiático.
Segundo o Yutang Sports, o Real Madrid pretende crescer na Ásia por meio de vendas de mercadorias, organização de eventos de entretenimento, criação de parcerias com marcas e promoção do conteúdo do site e redes sociais do clube.
“Dos 600 milhões de fãs do clube em todo o mundo, 44% estão localizados na Ásia”, afirmou um empolgado Sánchez.
“A China significa muito para nós. Jogamos aqui muitas vezes e sentimos o calor dos fãs chineses. 100 milhões de pessoas seguem o Real Madrid aqui, um número muito significativo, então, logicamente, devemos estabelecer um relacionamento cada vez mais fluido e rico com eles”, acrescentou Emilio Butragueño, ex-jogador e atual diretor de relações institucionais do Real Madrid.
“O significado do Real Madrid neste esporte é gigantesco. O clube tem um número enorme de fãs em todo o mundo e todos estão sempre prestando muita atenção em nós”, concluiu a principal estrela do time, o português Cristiano Ronaldo, que acabou de ganhar pela quinta vez o título de melhor jogador do mundo.
Em meados de setembro, o clube espanhol já havia anunciado um acordo com o conglomerado chinês Lai Sun Group para a construção de um centro interativo de experiências de futebol em Zhulai, cidade com mais de 1,5 milhão de habitantes, localizada na província de Guangdong.
De acordo com o Lai Sun Group, o projeto, chamado de Novotown, deverá estar em funcionamento em 2021 e apresentará um verdadeiro museu da história do Real Madrid. Tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada serão utilizadas para criar experiências de futebol em que o público será mergulhado de cabeça, incluindo treinamentos personalizados.
Com a maior população mundial e uma economia que não para de crescer, a China tem se tornado alvo das maiores instituições relacionadas ao esporte nos últimos anos. Nike, NFL, NBA, Bayern de Munique, Milan, Arsenal, Chelsea, Liverpool e o próprio Real Madrid, só para citar alguns, já fazem ações de olho no exponencial mercado chinês.