A despeito de ter encerrado sua parceria com o futebol de Angola, a Puma não deixou de apostar em patrocínios à modalidade na África. A companhia de material esportivo chegou a um acordo com a associação de futebol da África do Sul (Safa, na sigla em inglês) para ser a nova fornecedora da equipe local.
Sede da Copa do Mundo em 2010, a África do Sul tinha contrato com a Adidas havia 12 temporadas. A empresa pagava algo em torno de 14 milhões de rands (R$ 3,5 milhões) anuais para ser parceira da equipe nacional, mas a relação entre a Safa e a companhia alemã estava desgastada.
Em novembro do ano passado, o jornal sul-africano “Sowetan” já havia anunciado, sem citar fontes, que a África do Sul trocaria a Adidas pela Puma a partir de 2011. Nesta semana, a informação foi ratificada pelo periódico “Business Day”.
“Eu posso garantir a você que os Bafana-Bafana [apelido da seleção sul-africana] usarão camisas da Puma contra Burkina Faso no próximo mês”, disse ao jornal o CEO da Safa, Leslie Sedibe.
O acordo entre África do Sul e Puma ainda não foi assinado, e por isso não ocorreu um anúncio oficial. O principal entrave para a definição do negócio é o uso de símbolos na camisa da seleção, uma das grandes razões de polêmica da Safa com a Adidas.