Após dois anos, Ronaldo volta à presidência da 9ine

Ronaldo Fenômeno, que retoma as atividades na 9ine

Ronaldo e o grupo WPP devem anunciar em breve a volta do ex-jogador à presidência da agência de marketing esportivo e entretenimento 9ine. A decisão foi tomada hoje, depois que Marcus Buaiz, sócio minoritário da agência, decidiu tocar um novo negócio, levando consigo boa parte dos clientes que são atendidos hoje pela 9ine.

A saída de Buaiz da sociedade da empresa ainda não foi definida. Por ser empresa de capital aberto, o grupo WPP precisa comunicar ao mercado a mudança no quadro societário da agência. 

Segundo apurou a Máquina do Esporte, há alguns meses Ronaldo, Buaiz e o grupo WPP têm conversado sobre o futuro da 9ine. Sem clientes corporativos, o principal ponto de discussão é sobre quem ficaria com a marca, claramente associada ao ex-jogador. Antes, a tendência era de que as três partes seguiriam cada qual o seu caminho, e Ronaldo assumiria a marca 9ine.

Agora, porém, o cenário mudou, depois que Buaiz anunciou, no início desta semana, a criação de uma nova agência e a migração dos clientes para ela.

“Do ponto de vista prático, nada muda. A partir de 1o de junho, todas as personalidades atendidas pela 9ine passam a trabalhar com a ACT10N, assim como a maioria dos funcionários, que decidiram seguir com esse novo projeto”, afirmava parte do recado enviado a parceiros comerciais da agência na última segunda-feira, comunicando a mudança da 9ine para a ACT10N.

 A 9ine vinha, desde 2013, sendo tocada por Marcus Buaiz, empresário do ramo do entretenimento, que se tornou sócio da agência e passou a conduzir o dia a dia da operação. O período de entrada de Buaiz coincidiu com a ida de Ronaldo para o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014.

Com a volta de Ronaldo, a tendência é que a 9ine recupere um pouco do caminho que havia sido traçado na sua criação, em 2011, quando o jogador decidiu se aposentar dos gramados. À época, a agência buscava clientes para trabalhar suas estratégias no esporte. Além disso, a 9ine deu um novo signifcado à área de agenciamento de carreira de atletas, tendo na gestão da marca Anderson Silva o seu mais importante e midiático trabalho.

Quando Ronaldo saiu da presidência da empresa, em 2013, a gestão de Buaiz começou a dar um novo direcionamento à agência, que foi ao pouco deixando os clientes do mercado corporativo e do esporte, reduzindo de tamanho e estava com o foco muito mais no mercado de celebridades do mundo do entretenimento, com clientes como a atriz Paolla Oliveira e a cantora Claudia Leitte.

O entretenimento, aliás, é o foco da ACT10N, agência que está sendo tocada agora por Buaiz.

Não há nenhum posicionamento sobre a participação de Ronaldo nesse novo negócio. O ex-jogador, porém, tem ligação em outros negócios com Buaiz, como a sociedade no time de futebol dos Estados Unidos Fort Lauderdale Strikers, o projeto de franquias de escolas de futebol Ronaldo Academy e a marca de chás Liv. 

Ao que tudo indica, porém, eles devem continuar ligados no novo negócio. Em consulta ao endereço do site da ACT10N, o dono do registro do domínio é Carlos Wizard Martins, empresário que é sócio de Ronaldo e Buaiz no Strikers e na rede de franquias de escolinhas que leva o nome do ex-jogador.

Sair da versão mobile