Após doping, Sharapova já perde dois patrocínios

Maria Sharapova já sofreu os primeiros golpes após revelar ter sido pega em exame antidoping.

A Nike, principal patrocinadora da tenista, anunciou ainda na noite de ontem, após o pronunciamento em Los Angeles, que o contrato de cerca de US$ 15 milhões por ano está suspenso.

Já a marca de relógios Tag Heuer foi mais enfática. Na manhã desta terça-feira, na Europa, ela anunciou o término do contrato.

Leia Mais: Sharapova coloca imagem à prova em caso de doping

As duas empresas foram as primeiras a anunciarem o fim do acordo com a tenista, que na tarde de segunda-feira fez uma breve entrevista coletiva para anunciar que havia sido flagrada com a substância meldonium em teste feito no Aberto da Austrália, realizado no começo deste ano.

Pouco após o pronunciamento, que foi transmitido ao vivo pelo site da tenista, a ITF (Federação Internacional de Tênis) anunciou a suspensão de Sharapova por tempo indeterminado a partir do próximo sábado, 12 de março.

“Assumo total responsabilidade por isso. Deixei meus fãs decepcionados, eu deixei meu esporte decepcionado”, afirmou Sharapova no início da entrevista, em que refutou a aposentadoria: “Não seria desse jeito”, disse.

A punição a Sharapova no campo esportivo deve ser longa. A droga está na lista de substâncias não específicas, o que implica maior pena. Em caso de condenação, ela está sujeita a mais de quatro anos fora das quadras.

“O meldonium melhora a atividade do músculo cardíaco. Dá rendimento maior ao músculo. Ele entrou na lista em 2015 como observação. Diante da evidência de que era usada para melhorar a performance de atletas, entrou neste ano como droga proibida”, disse à Máquina do Esporte Eduardo de Rose, gerente geral de Serviços de Controle de Doping dos Jogos do Rio-2016.

A russa afirmou que não sabia da inclusão da substância na lista de antidoping. Ela diz que tomava havia dez anos o medicamento com essa substância. A confissão do erro foi determinante para começar a perder patrocínios.

Ela conta com mais cinco empresas: Head, Porsche, Avon, Evian e Supergoop. Além disso, a russa tem uma marca própria de doces, a Sugarpova.

Sair da versão mobile