Quase um ano depois de ter protagonizado um dos maiores desastres ambientais da história, a British Petroleum (BP) deu sinais de recuperação e fechou um novo patrocínio no esporte. A companhia norte-americana acertou um patrocínio ao time de beisebol Cleveland Indians, que terá a empresa como fornecedora oficial de combustível. Valores envolvidos no negócio não foram revelados.
No ano passado, um vazamento de óleo no Golfo do México provocou um prejuízo trimestral de US$ 17 bilhões à BP, a primeira perda da companhia em 18 temporadas e o recorde negativo da história da empresa. Só os gastos para cobrir os efeitos do desastre consumiram mais de US$ 30 bilhões.
Além de cobrir os efeitos ambientais do desastre, a BP precisou realizar um trabalho para que o problema não arranhasse a imagem da companhia. O patrocínio aos Indians é parte desse esforço, e isso justifica uma ação mais intensa de ativação.
A BP já iniciou, por exemplo, uma campanha para distribuir ingressos a espaços nobres em jogos dos Indians. Para isso, fãs precisam abastecer seus carros em postos da empresa. A cada dez galões de combustível, ganham um código. Com cinco dessas senhas, eles poderão acessar um site especial e concorrer aos tíquetes.
Outra ação curiosa é que a BP comprou os naming rights do aquecimento dos Indians. Durante esse período, torcedores que estiverem no estádio e pegarem bolas rebatidas na direção das arquibancadas por jogadores da franquia ganharão uma série de prêmios.
“Nós estamos dando prêmios às pessoas por coisas que elas já fazem normalmente. Isso faz da nossa oferta algo especialmente conveniente”, analisou Kevin Phelan, vice-presidente de vendas e marketing da BP.