A Major League Baseball (MLB) renovou seu contrato de transmissão via streaming com o Twitter para 2018. Dessa forma, como já informado aqui na Máquina do Esporte, a liga de beisebol norte-americana terá transmissões via streaming com três provedores: YouTube TV, Facebook e Twitter. É a primeira vez que isso acontece, o que mostra o foco cada vez maior da MLB no streaming, que se transformou em uma alternativa para buscar um público mais jovem para a liga.
Leia Mais: Streaming vira alternativa para buscar público jovem nos EUA
O acordo com o Twitter prevê um jogo a ser transmitido por semana na plataforma. Esse jogo será escolhido semana a semana e não haverá direitos exclusivos do Twitter sobre ele. O primeiro já foi definido e será o duelo entre Texas Rangers e Oakland Athletics, nesta quinta-feira (5).
A cobertura semanal do Twitter estará disponível apenas em território norte-americano por meio da página oficial da MLB na rede social, e será gratuita para usuários conectados e desconectados da plataforma. A liga vai continuar disponibilizando os destaques dos outros jogos em tempo real no Twitter em inglês e espanhol.
Com o novo acordo, o Twitter estende por mais um ano as transmissões ao vivo que tiveram início em 2016 na plataforma. Dessa vez, no entanto, terá concorrência e das grandes, já que dois rivais também já acertaram com a MLB.
O Facebook anunciou há três semanas que adquiriu os direitos de 25 jogos da temporada regular e vai transmiti-los em sua plataforma Watch de forma exclusiva. O acordo será limitado a um jogo por semana, normalmente às quartas-feiras, mas o cronograma exato será veiculado e atualizado mensalmente. O primeiro será transmitido nesta quarta-feira (4), entre Philadelphia Phillies e New York Mets.
Uma semana antes do acerto com o Facebook, a MLB já havia divulgado uma extensão do acordo que possuía com o YouTube TV. Pelo novo contrato, a plataforma de streaming do Google terá direito de transmitir todas as partidas da final (World Series) em 2018 e 2019, e ainda adicionou a MLB Network, canal da própria liga, e o serviço de transmissão MLB.tv, que contempla os canais de mídias sociais da liga.