O atacante dinamarquês Nicklas Bendtner se envolveu em uma polêmica após a partida em que sua seleção foi derrotada por Portugal, pelo placar de 3 a 2, na primeira fase da Eurocopa, na última quarta-feira. Após marcar um gol, o atleta abaixou o calção e exibiu o nome da Paddy Power, uma empresa irlandesa de apostas, na parte superior da cueca.
Além da atitude do jogador ferir as regras da Uefa, que proíbe os esportistas de utilizarem qualquer tipo de patrocinador nos conjuntos das seleções, o acontecimento pode acarretar problemas para a Dinamarca. Um dos parceiros da equipe também atua no segmento de jogos.
“Temos um acordo de exclusividade, e isso foi uma violação”, disse Lars Berendt, porta-voz do time nacional, à “Associated Press”.
“Eu estava feliz depois de ter marcado o gol de empate, e então comemorei como eu faço normalmente. Mas não foi uma coisa consciente de minha parte. Era simplesmente uma cueca que dá um pouco de sorte. Eu sei que foi um momento infeliz, mas não havia acordo ou qualquer coisa assim. Fiz por conta própria”, explicou Bendtner, rechaçando uma estratégia de marketing de emboscada.
Segundo o jornal local “Ekstra Bladet”, a Associação Dinamarquesa de Futebol (DBU) afirmou que o atacante terá que usar cuecas diferentes no compromisso seguinte, contra a Alemanha, no próximo sábado.