A temporada de 2012 começou para o Botafogo com apenas uma baixa na lista de patrocinadores com exposição em camisa. A Guaravitón renovou contrato e adquiriu a cota máster, e a Havoline se manteve nas mangas por mais tempo. A João Fortes, até então dona do peito alvinegro, não renovou, mas revelou interesse pelo estádio Engenhão.
“A João Fortes se apaixonou pela camisa, isso dito pelo presidente da empresa a mim, porque conseguiu a divulgação de marca que eles queriam, a repercussão nacional”, conta Sérgio Landau, diretor-executivo da equipe carioca. “Entretanto, eles ficaram apaixonados pelo estádio, então estão estudando essa alternativa”.
Explorar comercialmente o Engenhão é uma meta da gestão de Maurício Assumpção, atual presidente botafoguense, reeleita no fim da última temporada. Com o fechamento do Maracanã para obras e a ausência de outra arena de grande porte, o estádio alvinegro passou a receber as principais partidas de futebol do Rio de Janeiro.
Outras empresas que investiram na arena recentemente foram a Ambev e a Vivo. A primeira, com muito mais ênfase, pintou arquibancadas, reformou gramado e mantém camarote. A segunda, mais timidamente, fechou em agosto passado para realizar ações de marketing em jogos no Engenhão, em contrato válido até o fim de dezembro do ano passado.