Thiago Braz foi selecionado entre os dez finalistas do prêmio de melhor atleta do ano pela Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo).
O brasileiro concorre com outros nove atletas que se destacaram nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto: Usain Bolt e Omar McLeod (Jamaica), Ashton Eaton e Christian Taylor (EUA), Mo Farah (Reino Unido), Eliud Kipchoge, Conselsus Kipruto e David Rudisha (Quênia) e Wayde van Niekerk (África do Sul).
O atleta foi indicado entre os finalistas após conquistar o ouro olímpico no salto com vara, com a marca de 6,03 m (novo recorde olímpico).
No feminino, as concorrentes são Almaz Ayana (Etiópia), Ruth Beitia (Espanha), Vivian Cheruiyot (Quêia), Kendra Harrison (EUA), Caterine Ibarguen (Colômbia), Ruth Jebet (Bahrein), Sandra Perkovic (Croácia), Caster Semenya (África do Sul), Elaine Thompson (Jamaica) e Anita Wlodarczyk (Polônia).
Os vencedores serão anunciados no dia 2 de dezembro, em Mônaco, na grande festa anual promovida pela Iaaf. A escolha dos finalistas foi feita por representantes das seis regiões continentais da entidade comandada por Sebastian Coe.
Os vencedores serão escolhidos em processo de votação dividido em três fases: Conselho da Iaaf, família Iaaf (formada por representantes das federações nacionais, membros dos comitês da entidade, diretores de meetings internacionais, ex-atletas, agentes, imprensa e parceiros da Iaaf) e pelos fãs do atletismo. Os integrantes do Conselho e da família Iaaf manifestarão seus votos por e-mail, enquanto os fãs devem votar pelas mídias sociais da federação.
O peso dos votos é diferente. Os dos integrantes do Conselho contam 50%. Já o da Família e dos fãs, 25% cada um no resultado final. A votação termina no dia 1º de novembro, quando os três homens e as três mulheres mais bem colocados serão anunciados.